Filmes Sobre Xadrez

O xadrez não é pouco retratado nos filmes. Ele aparece muito como parte do cenário. Por exemplo, na famosa cena em que o elegante Humphrey Bogart, no papel de Rick Blaine, aparece jogado uma partida em Casablanca. Mas e quanto aos filmes que têm o xadrez como tema principal? Leia abaixo resenhas de vários deles.

A Chance de Fahim

Esse filme de 2019 conta, com bom humor e muita emoção, a história do garoto bangladeshiano Fahim Mohammad, que deixa o seu país natal, sua mãe e irmã em busca de uma vida melhor e viaja com o pai para a França. O pai luta atrás de dinheiro para sustentar a si próprio e ao filho, para se estabilizar e também para poder trazer o restante da família ao novo país.

Enquanto isso, Fahim se destaca na escola, mostrando um bom raciocínio lógico e também um talento natural para o xadrez. Ele começa a ter aulas com um treinador, Xavier Parmentier (interpretado pelo célebre Gérard Depardieu), fazendo amizade com outros alunos, e começa a participar de torneios.

Seu pai acaba sendo considerado um imigrante ilegal e é ameaçado de expulsão da França. Ao mesmo tempo, Fahim é classificado para um grande torneio de categoria, e vencer esse torneio se torna a única esperança para ganhar visibilidade, conquistar a simpatia das autoridades e evitar a expulsão de seu pai.

É um excelente filme. As cenas de Fahim nas aulas de xadrez e sua interação com outros alunos são muito agradáveis de se assistir. O vínculo criado entre Fahim e seu treinador, Parmentier, é emocionante e inspirador. Os dramas apresentados são igualmente emocionantes.

Este é o link do perfil de Fahim Mohammad na FIDE: https://ratings.fide.com/profile/10206248.

Link da crítica do filme no Rotten Tomates: https://www.rottentomatoes.com/m/fahim.

Partida fria

Esse longa de suspense de 2019 se inspira no confronto real entre Bobby Fischer (representando o Ocidente) e Boris Spassky (representado a União Soviética) no Campeonato Mundial de Xadrez de 1972. No entanto, em Partida Fria, os personagens são fictícios.

Um deles é Joshua Mansky, um matemático alcoólatra interpretado por Bill Pullman, que é sequestrado por agentes secretos para substituir Konigsberg, um enxadrista que estava jogando contra Gavrylov na União Soviética, mas morreu em circunstâncias misteriosas.

Mansky, apesar de seu estado decadente, já tinha ganhado de Konigsberg no xadrez muitos anos antes, e, por isso, ele foi escolhido pelas autoridades norte-americanas para continuar o match contra o soviético Gavrylov.

O matemático viaja para a União Soviética, onde começa a jogar, mas enfrenta problemas devido ao seu alcoolismo. Outro problema é a sabotagem. Há uma cena em que Mansky, em plena partida contra Gavrylov, é distraído por um hipnotizador sentado na platéia, que o olha fixamente. Essa cena é uma referência a uma suposta sabotagem sofrida por Korchnoi (um dissidente da União Soviética que virou cidadão suíço) quando este jogou, como desafiante, contra o então campeão mundial russo Anatoly Karpov. Korchnoi acusou os russos de contratar um psicólogo para sentar na platéia e hipnotizá-lo, tirando sua concentração.

Voltando ao filme, aos poucos, a verdade sobre os personagens vai sendo revelada, enquanto o match entre Mansky e Gavrylov se encaminha para a conclusão.

Esse filme recebeu críticas extremamente negativas, tendo sido considerado supérfluo e banal. No entanto, eu gostei dele, e não só por ter como pano de fundo o xadrez. Na minha opinião, é um filme de suspense satisfatório, e as referências históricas são sensacionais.

Link no Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/the_coldest_game.

Rainha de Katwe

O longa  de 2016 conta a história real de Phiona Mutesi, uma menina ugandesa que vive em uma realidade extremamente humilde e é atraída pelo xadrez por meio do missionário Robert Katende. Ela começa a se destacar e a se classificar para torneios importantes.

Phiona continua enfrentando dificuldades dentro e fora dos tabuleiros, mas, com resiliência e apoio, supera os obstáculos e encontra, no xadrez, um meio de ascensão socioeconômica para ela e sua família.

É um filme para se inspirar com um exemplo que, apesar das dificuldades, teve resultados brilhantes.

Perfil de Phiona na FIDE: https://ratings.fide.com/profile/10000399.

Link no Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/queen_of_katwe_2016.

Jogada de Rei

O filme conta a história real de Eugene Brown, um homem que aprendeu a jogar xadrez na prisão, onde esteve detido por envolvimento com o tráfico, e, ao sair, arruma emprego como zelador em uma escola. Lá, ele mostra talento para controlar os jovens estudantes, e usa o xadrez como ferramenta educativa e como metáfora para afastar os estudantes problemáticos do crime.

No xadrez, peões são usados e peças são sacrificadas para proteger o rei. Do mesmo modo, na vida, pessoas sem experiência são manipuladas por mentes inescrupulosas que querem levar vantagem. Essa é a lição que Eugene tenta passar aos adolescentes. Com alguns ele obtém sucesso, enquanto outros não o escutam.

É um filme inspirador sobre o poder da educação, da qual o xadrez faz parte.

Link do Rotten: https://www.rottentomatoes.com/m/life_of_a_king_2013.

Lances Inocentes

Esse filme é inspirado na história de um jogador norte-americano chamado Josh Waitzkin que, com sete anos, se fascinou pelo xadrez.

Josh começou a mostrar um talento extraordinário, ganhando partidas contra pessoas muito mais velhos. Em um parque que reúne vários jogadores de xadrez, um deles, Vinnie (Laurence Fishburne) reconhece o potencial de Josh, e acaba se tornando seu amigo. Enquanto isso, o pai de Josh decide investir em seu treinamento, contratando o renomado autor de livros sobre xadrez Bruce Pandolfini.

No entanto, o envolvimento com o jogo acaba passando dos limites. O pai coloca pressão para que Josh suba de nível, fazendo com que seu interesse esfrie. Josh também se desentende com Pandolfini, depois que este proíbe partidas com Vinnie.

Após uma reconciliação com o pai, que reafirma o seu apoio independentemente dos resultados, Josh volta a se dedicar. Ele participa de um torneio importante, com presença dos pais, de Vinnie e  de Pandolfini na torcida, onde se defronta com Jonathan Poe. O resultado da partida mostra se o que Josh aprendeu com Vinnie e Pandolfini foi o suficiente para vencer Poe, um prodígio que tanto o intimidava.

O filme oferece uma reflexão sobre a complexidade do xadrez competitivo, que depende de muitas coisas para que um jogador tenha sucesso. Treinamento, apoio e um psicológico forte são essenciais.

Perfil de Josh Waitzkin na FIDE: https://ratings.fide.com/profile/2005158.

Link do Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/searching_for_bobby_fischer.

Chess Fever

Chess Fever é o título inglês de um filme russo de 1925 que conta com a atuação do então campeão mundial José Raúl Capablanca como ele mesmo. É uma comédia breve sobre o quão longe a paixão pelo xadrez pode levar as pessoas a se distanciar da “vida real”.

Nesse filme, uma mulher larga seu companheiro devido ao excesso de tempo que ele gasta com xadrez e vai para uma farmácia comprar veneno para tomá-lo. Felizmente, o farmacêutico, por distração, embrulha uma peça de xadrez e lhe entrega. Ao sair do estabelecimento, a mulher percebe o erro e, furiosa, atira para longe a peça de xadrez, que cai diretamente nas mãos de Capablanca. O resto do filme será omitido para evitar spoilers.

O filme está disponível no YouTube.

É diversão garantida, além da oportunidade de ver um dos poucos (ou o único) registro em vídeo de grandes jogadores da época, não somente Capablanca.

Link do Rotten: https://www.rottentomatoes.com/m/chess_fever_1925.

P.S. Este post será atualizado com novos filmes futuramente.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *